A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e com o apoio da Secretaria de Educação, dos Cras e Creas Ressaca, realizou o cadastramento, na quinta-feira passada (20/10), de novos beneficiários e beneficiárias da Cozinha Comunitária, que será implantada no próximo mês no bairro Jardim Pérola, Regional Ressaca.
Cerca de 150 pessoas de extrema vulnerabilidade irão receber as marmitas no almoço, 100% subsidiadas pelo município. Após o cadastramento, a equipe da Segurança Alimentar realizará a visita domiciliar para comprovação das informações compartilhadas pelos beneficiários.
A previsão é de que a Prefeitura amplie o número de cozinhas comunitárias, implementando pelo menos mais cinco, além das duas já existentes. "A Cozinha Comunitária é uma política pública intersetorial muito importante, pois alcança as famílias que mais precisam de ajuda no município. Essa ação favorece o acesso aos direitos por parte da população que se encontra em situação de alta vulnerabilidade social e fome e que são acolhidas e acompanhadas pelos Centros de Referência em Atendimento Social - Cras", informou a superintendente de Segurança Alimentar, Maria Aparecida Miranda.
A moradora Regina Maria de Jesus, 56, faz parte de uma das famílias assistidas pelo Cras. “Essas marmitas vão nos ajudar muito, pois há dias que não temos condições de comprar gás, e não conseguimos fazer comida. Também tem mês que não encontramos os remédios controlados que meu filho precisa, daí temos que usar o dinheiro que seria usado para comprar comida para os remédios”, explicou a moradora do bairro Jardim Pérola.
De acordo com outra beneficiária, a dona de casa Vanuza Pires, a marmita ajudará na renda da sua família. “Na minha casa tem oito pessoas, então essas marmitas do almoço vão fazer uma grande diferença para nós. Não sei ler e escrever, então fica ainda mais difícil conseguir um trabalho”, relatou.
Segurança Alimentar
A Cozinha Comunitária faz parte da Política Pública de Promoção da Segurança Alimentar de Contagem, que é materializada por meio de duas Cozinhas Comunitárias, sendo uma na regional Nova Contagem e a outra, na Regional Nacional; três Restaurantes Populares, nas regionais Eldorado, Ressaca e Vargem das Flores; um Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF), localizado na Regional Sede; e um Banco de Alimentos, que fica localizado no bairro Água Branca, Regional Eldorado.
Critérios de acesso à Cozinha Comunitária
Para ser beneficiado pelo programa, o contagense deve residir no entorno da Cozinha Comunitária, ter renda per capta baixa; estar em situação de desemprego; doenças crônicas; estar em situação de desnutrição (abaixo ou acima do peso); grávidas e nutrizes; ou ser idoso dependente.
O titular da família, munido de documento de identidade, deverá se dirigir ao ponto de distribuição para a retirada das refeições, de acordo com o número de componentes da família. A refeição é servida em marmitex.
Clique aqui e confira as fotos na galeria